Pacientes que possuem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e, ao mesmo tempo, são identificados como superdotados ou com altas habilidades enfrentam um conjunto de desafios bastante únicos e, muitas vezes, complexos. Esses indivíduos, frequentemente descritos como “dupla excepcionalidade”, encontram-se em uma interseção em que suas habilidades intelectuais, que estão acima da média, coexistem com dificuldades significativas associadas ao TDAH. Essas dificuldades podem incluir desatenção, impulsividade e hiperatividade, características que, por si só, já podem representar um grande desafio no cotidiano dessas pessoas. Quando somadas ao fato de que são cognitivamente muito capazes, isso pode gerar situações complexas, tanto em termos de diagnóstico quanto de tratamento. Crianças e adultos superdotados geralmente têm um desempenho cognitivo que se destaca em relação a seus pares. Apresentam uma capacidade de aprendizagem rápida, uma curiosidade intelectual inata ...
Comentários
Postar um comentário