Livro: Altas Habilidades/Superdotação na Adolescência Escala de Triagem Breve para Contextos Educacionais e Clínicos

A identificação de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) em adolescentes no Brasil ainda enfrenta desafios significativos, como ausência de instrumentos de triagem simples e adaptados à linguagem juvenil. Este livro apresenta a fundamentação teórica e o processo de construção de uma Escala de Triagem Breve voltada para adolescentes de 12 a 17 anos, com base nos principais modelos contemporâneos da superdotação. A escala contempla dimensões cognitivas, criativas, motivacionais e emocionais, sendo útil em contextos clínicos, escolares e de orientação vocacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Vineland Adaptive Behavior Scales – Third Edition (Vineland-3): Estudos de Validade e Aplicações

Camisa de força

A relação entre altas habilidades e o Quociente de Inteligência (QI)

Transtornos Mentais: Uma Visão Geral Baseada no DSM-5 e CID-11

Um plano de orientações terapêuticas para adultos com TDAH

TDAH, superdotação e altas habilidades

Depressão e Ansiedade à Luz da CID-11

O que são crianças atípicas?

O Córtex Pré-Frontal: Estrutura, Função e Implicações Clínicas

TDAH e disfunção proprioceptiva