Transtornos do neurodesenvolvimento apresentados no DSM-5-TR
Os transtornos do neurodesenvolvimento, conforme definidos no DSM-5, são um grupo de condições com início no período do desenvolvimento e que tipicamente se manifestam antes da entrada na escola. Esses transtornos são caracterizados por déficits no desenvolvimento que produzem comprometimentos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou ocupacional.
O Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI), anteriormente conhecido como retardo mental, envolve déficits significativos no funcionamento intelectual e adaptativo em áreas como a comunicação, cuidado pessoal e vida social.
O Transtorno de Comunicação engloba condições como o Transtorno da Linguagem, onde há dificuldades persistentes na aquisição e uso da linguagem, o Transtorno da Fala, caracterizado por problemas na produção da fala, e o Transtorno da Comunicação Social (Pragmático), que afeta o uso social da linguagem e da comunicação. A Gagueira (Transtorno de Fluência com Início na Infância) é outra condição incluída, caracterizada por distúrbios na fluência normal e no padrão temporal da fala.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é marcado por déficits persistentes na comunicação e interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. A severidade dos sintomas pode variar amplamente entre os indivíduos.
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) envolve um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere com o funcionamento ou desenvolvimento. Os sintomas podem incluir dificuldades em manter a atenção, seguir instruções e controlar o comportamento impulsivo.
Os Transtornos Específicos de Aprendizagem são condições que afetam a capacidade do indivíduo de aprender habilidades acadêmicas fundamentais, como a leitura (dislexia), a escrita (disgrafia) e a matemática (discalculia), de maneira significativa e persistente, apesar de uma educação convencional adequada.
Os Transtornos Motores incluem o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, que envolve dificuldades na execução de habilidades motoras que afetam o desempenho diário; o Transtorno de Movimentos Estereotipados, caracterizado por movimentos motores repetitivos, aparentemente impulsivos e não funcionais; e os Transtornos de Tique, que incluem o Transtorno de Tourette, o Transtorno de Tique Motores ou Vocais Persistente e o Transtorno de Tique Transitório, caracterizados pela presença de tiques motores e/ou vocais.
Esses transtornos frequentemente coexistem e compartilham características, e um diagnóstico preciso é essencial para garantir intervenções adequadas e apoio contínuo ao desenvolvimento da criança ou adolescente afetado. O DSM-5 proporciona critérios diagnósticos detalhados para cada transtorno, facilitando a identificação e a compreensão das necessidades específicas de cada indivíduo.
Ricardo Santana, Neuropsicólogo, CRP15 0190, (82)99988.3001, Maceió/AL
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