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A depressão desencadeia processos inflamatórios?

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Sim, a depressão pode, indiretamente, aumentar o risco de infecções. Isso ocorre porque a depressão está intimamente ligada ao sistema imunológico, e seu impacto pode deixá-lo mais vulnerável. Veja como essa relação acontece: Impacto no sistema imunológico: A depressão, especialmente quando crônica, pode levar a alterações no sistema imunológico. Isso inclui a liberação prolongada de hormônios do estresse, como o cortisol, que em níveis elevados, pode suprimir a função imunológica. Essa supressão dificulta a capacidade do corpo de combater vírus, bactérias e outros patógenos. Inflamação crônica: Estudos mostram que pacientes com depressão frequentemente apresentam aumento de marcadores inflamatórios no sangue, mesmo sem uma doença física identificável. Essa inflamação crônica pode contribuir para um sistema imunológico desregulado. Comportamentos de risco: Pessoas com depressão podem ter dificuldade em manter hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, prática de exercícios fí...

Altas Habilidades/Superdotação em Adultos Bases Conceituais e Escala de Triagem Breve

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Embora a maioria das pesquisas e intervenções em Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) concentre-se no público infantil e adolescente, há uma crescente necessidade de identificar e compreender manifestações da superdotação na vida adulta. Este artigo apresenta uma breve revisão teórica sobre o tema e descreve o desenvolvimento de uma escala de triagem breve para adultos com possíveis características de AH/SD, adaptada ao contexto brasileiro. A escala busca atender à lacuna de instrumentos acessíveis e sensíveis às múltiplas expressões da superdotação na idade adulta, abrangendo cognição, criatividade, motivação e intensidade emocional.

Livro: Altas Habilidades/Superdotação na Adolescência Escala de Triagem Breve para Contextos Educacionais e Clínicos

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A identificação de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) em adolescentes no Brasil ainda enfrenta desafios significativos, como ausência de instrumentos de triagem simples e adaptados à linguagem juvenil. Este livro apresenta a fundamentação teórica e o processo de construção de uma Escala de Triagem Breve voltada para adolescentes de 12 a 17 anos, com base nos principais modelos contemporâneos da superdotação. A escala contempla dimensões cognitivas, criativas, motivacionais e emocionais, sendo útil em contextos clínicos, escolares e de orientação vocacional.

TEA - Diferenças na Densidade Sináptica em Adultos Autistas Reveladas por Imagens PET: Um Marco na Compreensão Neurobiológica do Autismo

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Diferenças na Densidade Sináptica em Adultos Autistas Reveladas por Imagens PET Um Marco na Compreensão Neurobiológica do Autismo Uma pesquisa inovadora da Universidade de Yale, publicada na revista Molecular Psychiatry, revelou uma diferença cerebral fundamental em indivíduos autistas vivos pela primeira vez. Utilizando tecnologia avançada de imagem, os pesquisadores descobriram que adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem menos sinapses em seus cérebros em comparação com indivíduos neurotípicos. Este achado representa um avanço significativo na compreensão das bases neurobiológicas do autismo. Metodologia e Descobertas O estudo, intitulado "11C-UCB-J PET imaging is consistent with lower synaptic density in autistic adults", foi publicado em 04 de outubro de 2024 e detalha o uso de tomografia por emissão de pósitrons (PET) com o radioligante 11C-UCB-J. Este radioligante liga-se especificamente à proteína sináptica SV2A, permitindo a quantificação da densidade...

TDAH

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O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, manifestando-se desde a infância e, muitas vezes, persistindo na vida adulta. Caracterizado por um padrão persistente de desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade, o TDAH impacta diversas esferas da vida do indivíduo, desde o desempenho acadêmico e profissional até as relações sociais e a saúde mental. No Brasil, o entendimento e o manejo do TDAH têm avançado, mas ainda enfrentam desafios relacionados ao diagnóstico, tratamento e, principalmente, à percepção social. O Que é o TDAH? Desatenção, Hiperatividade e Impulsividade O TDAH não é uma "falta de vontade" ou um traço de personalidade. Ele é um transtorno do neurodesenvolvimento, o que significa que há diferenças na forma como o cérebro processa informações e regula o comportamento. As principais características podem ser agrupadas em três domínios, embora cada indivíduo possa apresent...

Borderline

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Resumo O transtorno de personalidade borderline (TPB) é caracterizado por um padrão persistente de instabilidade nas relações interpessoais, autoimagem e afetos, além de impulsividade acentuada. O presente artigo tem como objetivo apresentar o TPB, abordando aspectos clínicos, etiológicos e terapêuticos. Destaca-se a importância do diagnóstico precoce e do tratamento interdisciplinar para reduzir o impacto funcional do transtorno. Palavras-chave: transtorno de personalidade borderline; psicopatologia; psicoterapia; saúde mental. Introdução O transtorno de personalidade borderline (TPB) figura entre os transtornos de personalidade mais prevalentes e clinicamente desafiadores na prática psiquiátrica e psicológica. A condição caracteriza-se por padrão de instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e na afetividade, além de impulsividade marcante (Associação Americana de Psiquiatria, 2014). No Brasil, estudos apontam para a alta prevalência do TPB nos serviços de saúde mental, ...

O Cérebro e o Comportamento: Uma Via de Mão Dupla

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Resumo Este artigo explora a relação bidirecional entre o cérebro e o comportamento, destacando como a atividade cerebral influencia ações e, ao mesmo tempo, é modificada pelas experiências. Através de uma revisão de literatura em neurociência, psicologia e educação, argumenta-se que o comportamento humano é o resultado de uma interação dinâmica entre biologia e ambiente. Implicações clínicas e educacionais também são discutidas, com base em achados sobre neuroplasticidade. Palavras-chave: cérebro, comportamento, neuroplasticidade, psicoterapia, neurociência Introdução O comportamento humano é fruto de uma complexa interação entre processos biológicos, psicológicos e sociais. Durante muitos anos, predominou a ideia de que o cérebro determinava unilateralmente nossas ações e emoções. No entanto, evidências contemporâneas indicam que, embora o cérebro oriente o comportamento, este também tem o poder de modificar a estrutura e o funcionamento cerebral (Davidson & McEwen, 2012). Esta r...